domingo, 16 de janeiro de 2011

O VAMPIRO

Desenho feito a partir da cena de "O Vampiro" (1932), pelo Diretor Carl T Dreyer. Recomendado pelo Marco Antônio Moreira, durante o curso "Cinema Expressionista", na Caiana Filmes.
Para alguns, a sombra de fundo dava a forma e a imprensão de que fosse alguma criatura alada. Um morcego gigante. Confesso que quando estava arte-finalizando, a imprensão foi a mesma. Talvez uma das cenas mais expressivas e ao mesmo com uma linguagem mas proxíma a dos quadrinhos.

(O VAMPIRO, 2010)

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

FAUSTO

Mefisto

Desenho feito durante o curso "Cinema Expressionista" na Caiana Filmes. Na abertura do curso, foi exibido o filme "Fausto" (1926). De todas as cenas do filme, a do personagem Mefisto cobrindo a cidade com suas asas foi a que mais me impressionou. Parecendo até capa de alguma história em quadrinho.
O mais interessante foi que depois da linguagem dos quadrinhos, o movimento artístico expressionista é o que mas se aproxíma do meu trabalho. De alguma forma, os filmes antigos e mudos trazem uma carga visual, seja na estética ou na dramatização dos personagens. Assitir a estes filmes e fazer uma releitura de alguma cena através do desenho é construir o meu próprio pensamento sobre aquele momento.

(FAUSTO, 2010)